Voltar

Como acalmar as crianças no final do ano.

Com o natal chegando toda a magia do Papai Noel e a renovação de votos é empolgante em especial para os pequenos. Porém estas festas podem gerar traumas e medos neles. Para a mãe além de ter que lidar com isso, existe todo um cuidado com a alimentação deles que devem ter cuidados redobrados.

Entrevistamos a Psicóloga Gessica para te ajudar nesta época tão especial!

01 – Quais são os melhores caminhos para não traumatizar a criança na hora dos fogos?

                Os adultos precisam entender que sentir medo é uma reação normal no ser humano e as crianças precisam aprender a lidar com ele. É essencial que os pais expliquem o que são os fogos de artifício e o motivo de tanto barulho. O importante é acalmar os pequenos com palavras positivas e agir com tranquilidade.

02 – Como amenizar o medo do escuro dos pequenos?

                Quando amedrontadas as crianças ficam em estado de alerta, imaginando e fantasiando situações. A simples sombra de um objeto pode parecer um grande predador. É importante que os pais expliquem que a iluminação não interfere na posição e não transforma os objetos.

03 – Qual sua orientação para reduzir o estresse causado pela falta de sono.

            Durante o período de festas a rotina é diferente, as visitas de parentes e amigos são constantes, os fogos de artifício e muitas outras situações que mudam a rotina da criança e as noites de descanso. A restrição do sono, mesmo que por um curto período, afeta negativamente a resposta afetiva, a memória e a atenção das crianças. Se a criança não teve uma noite de sono adequada é importante permitir o sono “fora de hora” e praticar ao longo do dia atividades que exijam energia da criança, para que as próximas noites sejam calmas e proveitosas.

04- Como lidar com crianças que têm medo de animações como o papai Noel?

                O maior medo é daquilo que não compreendemos. As crianças fantasiam muito e esse comportamento caracteriza esta fase da vida. A pouca compreensão das coisas facilita o surgimento de alguns medos.

                O papal Noel tem uma grande barba que costuma assustar os pequenos. O importante é dar as crianças explicações para que aos poucos possam vê-los de maneira diferente. Sem que sejam obrigados a se aproximarem deles. É essencial também que os pais não usem o papel Noel como figura de punição, já que o bom velhinho costuma ser associado ao poder de julgar se a criança for boazinha e se merece ou não presentes.

 

Seja em viagens, casa de parentes ou festas especiais leve sempre a bolsa térmica com as papinhas, mamadeiras e água de coco. É importante levar trocas de roupas, babador e possíveis remédios.  

 

Psicóloga Gessica E.B Meireles

CRP 06/ 127271

11 9 4747 – 8499

gessicaebm@gmail.com

Assine nossa newsletter