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Dicas para uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável desde a infância previne diversas doenças e deficiências nutricionais na vida adulta. Ajuda na qualidade do sono, na capacidade de concentração, no trânsito intestinal e no sistema imunológico.

O consumo excessivo de sódio, gorduras e açúcares podem levar a obesidade infantil e adulta, elevando os níveis de colesterol e pressão arterial.

O cuidado com a escolha dos alimentos deve ser primordial. O Brasil é o país onde mais se utiliza agrotóxico do mundo. Ou seja, nós somos o país que mais levamos produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas, herbicidas, para dentro da nossa casa. A agricultura brasileira é completamente dependente dos agrotóxicos, que são aplicados com baixo controle dos órgãos responsáveis e altíssimo impacto na saúde de quem consome e produz.

Para garantir uma alimentação saudável é importante que ela seja variada e que contenha todos os grupos alimentares.

Seguem algumas dicas da nutricionista do Empório da Papinha, Gislaine Donelli:

1 – Reduza a quantidade de gordura saturada na dieta;

2 – Prefira grelhados ao invés de fritos;

3 – No preparo dos alimentos, prefira óleo de coco e azeite. Eles são alimentos ricos em gordura mono insaturados e contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue;

4 – Inclua de três a cinco porções de frutas diariamente;

5 – Substitua o açúcar refinado por açúcar de coco, melado e xilitol;

6 – Substitua os refrigerantes e suco industrializados por suco verde, suco de fruta natural, chás e água;

7 – Beba de 2 a 3 litros de água por dia. A água não deve ser substituída por refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas. Uma boa hidratação mantém as células saudáveis e ajuda a eliminar as toxinas;

8 – Priorize a ingestão de carboidratos complexos, como raízes, pães integrais e massas integrais;

9 – Inclua gorduras saudáveis como abacate, castanhas e cacau;

10 – Em relação às proteínas priorize as versões magras, como peixes, aves e carnes vermelhas com pouca gordura;

11– Pratique atividade física regularmente;

12 – Consuma alimentos ricos em fibras, elas facilitam o bom funcionamento do intestino.

Com mudanças contínuas você irá perceber uma melhora significativa na sua saúde e disposição. Procure sempre a orientação de um nutricionista ou médico.

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