Dicas para uma boa alimentação nas férias
Férias! Como cuidar da alimentação do meu filho?
Essa é uma das perguntas que sonda a cabeça dos pais quando vai chegando esse período. Nas férias manter a rotina e horário habitual da criança não é fácil, pois é um momento de muitas brincadeiras e viagens. A atenção e a energia da criança está focada nas novas atividades e por isso muitas vezes acaba deixando de lado a vontade de comer.
Mas manter uma alimentação saudável é importante até mesmo para que seu filho possa ter todos os nutrientes que são necessários para tanto gasto energético nessa época.
Respeitar os horários e as quantidades de refeições que a criança está habituada é o primeiro passo para manter o equilíbrio nutricional, pois o nosso corpo -principalmente o deles- já memorizou que a fome e a necessidade de comer tem seus horários.
Portanto, se seu filho está acostumado a almoçar 11 horas na escola ou mesmo em casa e nas férias essa rotina mudar, ele não apresentará mais fome no horário habitual. Com o decorrer dos dias a memória fisiológica ficará “confusa”, interferindo inclusive no seu metabolismo.
Nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) é primordial oferecer todos os grupos alimentares: carboidrato, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Nos lanches equilibrar entre fontes proteicas como leites, iogurtes, queijos e carboidratos como pães, biscoitos e bolos integrais além das frutas ou sucos. Assim será mais fácil manter a saúde do pequeno em dia para curtir esses dias de folia.
Algumas dicas para garantir uma alimentação balanceada:
- Deixar algumas frutas, de preferência orgânica, já higienizadas e de fácil acesso na geladeira ou fruteira.
- Biscoitos e pães integrais em porções menores
- Para refeições maiores: também utilizar o método de manter os legumes e verduras higienizadas e porcionadas.
- Incentivar o consumo da água pura e sucos naturais. Os pais podem acompanhar através da cor da urina do filho se a água ingerida pelo pequeno está sendo pouca ou não -a urina dever ser clara e sem odor forte.
- Para viagens, mantenha sempre os alimentos em bolsa térmica com gelo em gel. Geralmente a duração são de 5 horas para alimentos congelados e 3 horas refrigerados. Para viagens mais longas utilize gelo seco e caixa de isopor para manter uma temperatura adequada.
O Empório da Papinha oferece:
- Refeições completas e desenvolvidas por nutricionistas;
- Processo de produção certificado pela Anvisa e pelo IBD;
- Selo de orgânico que garante a procedência do alimento;
- Embalagens livres de Bisfenol A – as refeições podem ser aquecidas em micro-ondas;
- Sem conservantes, agrotóxicos, corantes ou estabilizantes;
- Método de ultracongelamento: validade de 6 meses nos produtos e garantia e manutenção da textura e dos nutrientes.
O Empório da Papinha te ajuda até a fechar as malas se for preciso. Não se preocupe que as papinhas e comidinhas já estão prontas para o embarque!
Silvia Rocha
Nutricionista do Empório da Papinha