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Dicas para uma boa alimentação nas férias

Férias! Como cuidar da alimentação do meu filho?

Essa é uma das perguntas que sonda a cabeça dos pais quando vai chegando esse período. Nas férias manter a rotina e horário habitual da criança não é fácil, pois é um momento de muitas brincadeiras e viagens. A atenção e a energia da criança está focada nas novas atividades e por isso muitas vezes acaba deixando de lado a vontade de comer.

Mas manter uma alimentação saudável é importante até mesmo para que seu filho possa ter todos os nutrientes que são necessários para tanto gasto energético nessa época.

Respeitar os horários e as quantidades de refeições que a criança está habituada é o primeiro passo para manter o equilíbrio nutricional, pois o nosso corpo -principalmente o deles- já memorizou que a fome e a necessidade de comer tem seus horários.

Portanto, se seu filho está acostumado a almoçar 11 horas na escola ou mesmo em casa e nas férias essa rotina mudar, ele não apresentará mais fome no horário habitual. Com o decorrer dos dias a memória fisiológica ficará “confusa”, interferindo inclusive no seu metabolismo.

Nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) é primordial oferecer todos os grupos alimentares: carboidrato, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Nos lanches equilibrar entre fontes proteicas como leites, iogurtes, queijos e carboidratos como pães, biscoitos e bolos integrais além das frutas ou sucos. Assim será mais fácil manter a saúde do pequeno em dia para curtir esses dias de folia.

Algumas dicas para garantir uma alimentação balanceada:

  • Deixar algumas frutas, de preferência orgânica, já higienizadas e de fácil acesso na geladeira ou fruteira.
  • Biscoitos e pães integrais em porções menores
  • Para refeições maiores: também utilizar o método de manter os legumes e verduras higienizadas e porcionadas.
  • Incentivar o consumo da água pura e sucos naturais. Os pais podem acompanhar através da cor da urina do filho se a água ingerida pelo pequeno está sendo pouca ou não -a urina dever ser clara e sem odor forte.
  • Para viagens, mantenha sempre os alimentos em bolsa térmica com gelo em gel. Geralmente a duração são de 5 horas para alimentos congelados e 3 horas refrigerados. Para viagens mais longas utilize gelo seco e caixa de isopor para manter uma temperatura adequada.

O Empório da Papinha oferece:

  • Refeições completas e desenvolvidas por nutricionistas;
  • Processo de produção certificado pela Anvisa e pelo IBD;
  • Selo de orgânico que garante a procedência do alimento;
  • Embalagens livres de Bisfenol A – as refeições podem ser aquecidas em micro-ondas;
  • Sem conservantes, agrotóxicos, corantes ou estabilizantes;
  • Método de ultracongelamento: validade de 6 meses nos produtos e garantia e manutenção da textura e dos nutrientes.

O Empório da Papinha te ajuda até a fechar as malas se for preciso. Não se preocupe que as papinhas e comidinhas já estão prontas para o embarque!

Silvia Rocha

Nutricionista do Empório da Papinha

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