Voltar

Escova de dente e gripe

Olá pessoal,

Tudo bem?

Estamos entrando na época do ano em que gripes e resfriados tornam-se frequentes. E quem tem criança em casa sabe que essa fase do ano é difícil para nossos pequenos. E quando a criança vai para escola nossa preocupação é dobrada, afinal, é só uma criança estar doente que aos poucos todos os amigos da classe tambem vão ficando.

Lembrando disso, vou falar hoje com vocês sobre os cuidados que temos que ter com a nossa escova de dente, como você guarda ela em casa? E na escola do seu filho, como funciona?

As cerdas da escova de dente são um ótimo habitat para fungos e bactérias, principalmente se elas estiverem molhadas ou úmidas (o que acontece quase sempre né?)

Por isso precisamos ficar atentos a alguns cuidados.

EM CASA

A escova de dente depois de usada deve ser enxaguada, seca e guardada na posição vertical, com as cerdas para cima, sem tampas e em local arejado e longe da pia e do vaso sanitário.

A capa protetora de cerdas deve ser usada com muita atenção e cautela. Se a escova de dente for guardada úmida, o que geralmente acontece, o uso da capa protetora pode tornar-se um meio (úmido e quente) ainda mais propício para o crescimento das bactérias.

O ideal é deixar a capa protetora apenas para viagens, quando geralmente a escova de dente é levada na necessaire junto com outros produtos de higiene.

NA ESCOLA

Na escola o ideal é que cada criança tenha seu estojo de higiene bucal com a sua escova de dente, pasta de dente e uma toalha. Esse estojo pode ficar na escola, mas deve ser enviado na mochila a cada semana para que os pais possam trocar a toalha por uma nova e seca.

O que não é recomendado é guardar as escovas de dente todas juntas, no mesmo estojo ou no mesmo porta escova, mesmo se as cerdas estejam protegidas com a capa. Esse contato pode acabar causando uma infecção cruzada, o que pode levar, muitas vezes, a esses casos de gripe sequencial de todas as crianças da turma.

Isso vale também para a pasta de dente, cada criança deve ter a sua para evitar a infecção cruzada.

Importante!!!!

Sempre após gripes e infecções é necessário trocar a escova de dente no final do ciclo da patologia, para que o perigo de reinfecção diminuia.

Esses cuidados podem ajudar nossas crianças a ficarem longe dos temidos resfriados!!!!

Muitos beijos,

Dra. Juliana Frigo

Odontopediatra

Assine nossa newsletter