Voltar

O nascimento dos dentinhos

           A erupção dos dentes decíduos, também chamados de dentes de leite, é uma fase que deixa que os pais super apreensivos. Muitos sinais e sintomas estão envolvidos nesse momento.

            Os primeiros dentinhos começam a erupcionar (nascer) na cavidade bucal do bebê por volta dos 6 meses de idade. Essa dentição é formada por 20 dentes, 10 superiores e 10 dentes inferiores. Espera-se que aos 3 anos de idade os 20 dentes decíduos já estejam em boca.

            O importante é os pais saberem que a erupção dos dentes faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Alguns sintomas e sinais podem estar relacionados como: gengiva avermelhada e inchada, salivação aumentada, estado febril (uma febrícula até 37,7), fezes líquidas, sono agitado, falta de apetite, irritação e desconforto. Durante esse período as crianças sentem necessidade de morder mais para ajudar a coçar a gengiva e isto pode estar relacionado as diarreias leves devido a contaminação da mão e objetos levados à boca pela criança.

          Esses sintomas são leves, rápidos e logo desaparecem. Quando esses sintomas estão exacerbados, como febres acima de 38ºC, é importante os pais procurarem o médico pediatra, pois não há evidências científicas que relacionam tal fato à erupção dos dentes.

          Para aliviar e diminuir a irritação do bebê nessa fase os mordedores podem ser usados. Existem no mercado mordedores de várias cores e formatos, mas o mais importante é que sejam de material atóxico. Os mordedores com gel são excelentes e devem ser colocados na geladeira antes de serem usados pelo bebê. Dessa forma, o mordedor proporcionará uma isquemia gengival, que é a diminuição da circulação sanguínea no local, aliviando o desconforto. É legal também oferecer frutas e legumes geladinhos para a criança, como maçã e cenoura. Assim como líquidos gelados, vai ajudar a aliviar a irritação.

            E, claro, para ajudar as mamães nessa fase chatinha, o ideal é procurar sempre o Odontopediatra. Ele estará sempre disposto a deixar esse período mais tranquilo!!

Dra. Juliana Frigo

Assine nossa newsletter