Voltar

Qual a importância do flúor na escovação dos pequenos?

Qual a importância do flúor?

O flúor é um mineral encontrado na natureza e ele ajuda a prevenir a cárie dentária, deixando o esmalte do dente mais resistente ao ataque ácido causado pelas bactérias.

Por que se tem tanto “medo” do flúor?

O flúor quando ingerido em excesso, pode levar ao surgimento de uma doença chamada fluorose dental, que afeta o esmalte dos dentes produzindo manchas. Em casos mais graves, os dentes ficam porosos e amarelados.

O creme dental com flúor não causa fluorose dental?

O que causa a fluorose é o excesso de flúor. A fluorose não é causada pela concentração de flúor no creme dental, e sim, pela ingestão de uma grande quantidade do produto.

Quais são os tipos de cremes dentais infantis existentes no mercado?

Existem no mercado os cremes dentais infantis sem flúor, os com baixa concentração de flúor (500ppm e 750ppm de flúor) e os cremes dentais convencionais (com 1000 a 1100ppm de flúor).

No entanto, evidências científicas mostram que os cremes dentais com baixa concentração de flúor não são tão eficientes contra as cáries, além de não evitar a fluorose dental.

Assim, qual o melhor creme dental para as crianças?

Para diminuir o risco de cárie, todas as crianças deveriam usar creme dental com 1000 a 1100ppm de flúor, logo após o nascimento do primeiro dente de leite. O mais importante é a quantidade de creme dental colocada na escova que deve ser o equivalente a um “grão de arroz”.

E qual a diferença do creme dental infantil para o de “adulto”?

As diferenças mais comuns são a concentração de flúor no creme dental, em crianças variam de 500 a 1100ppm de flúor, já nos cremes dentais de adulto de 1450 a 1500ppm de flúor, o sabor e a abrasividade (pasta de dente infantil são menos abrasivas).

Com que idade a criança pode começar a usar creme dental de “adulto”?

A partir dos 6 anos de idade a criança já pode usar o creme dental de “adulto”, já que o reflexo de cuspir já esta estabelecido.

A doutora destaca ainda que é importante seguir as orientações abaixo:

  • Crianças pequenas devem ter seus dentes higienizados sob a supervisão dos responsáveis, sendo eles os encarregados de colocar a pasta de dente na escova da criança.
  • A criança deve sempre ser estimulada a cuspir para adquirir o reflexo o mais cedo possível.
  • Não deixar o dentifrício fluoretado ao alcance da criança.

Por Dr.a Juliana Frigo, odontopediatra

Tem mais alguma dúvida? Entre na página da Dra. Juju e entre em contato com ela. Siga também nas rede sociais e acompanhe o dia a dia dela e do pequeno Miguel: www.instagram.com/mamaodonto

Assine nossa newsletter