Voltar

Alimentação dos pequenos na Ceia de Natal

Preparar a ceia de Natal não é tarefa fácil né? E quando se tem filhos pequenos o desafio pode ser ainda maior! Mas calma mamãe que com poucas substituições, planejamento, cuidado e carinho, tudo é possível! E o texto de hoje pode te ajudar nessa questão.

Menores de 1 ano: Para os bebês entre 6 meses a 1 ano o melhor é oferecer o jantar antes de irem para a festa, e caso ele ainda seja amamentado fica um pouco mais fácil já que o leite materno é sempre a melhor opção. Caso a criança sinta fome, leve uma papinha salgada ou de frutas de casa mesmo, assim você garante que o alimento foi preparado com ingredientes saudáveis, nutritivos e o mais importante sem adição de sal e açúcar, que não são recomendados nessa fase.

Aqui no nosso blog tem 2 textos incríveis com dicas sobre a introdução alimentar que fala exclusivamente dos 6 meses e outro sobre transição alimentar onde exploramos um pouco mais sobre a alimentação dos pequenos até os 2 anos de idade, vale a pena a leitura 😉

Maiores de 1 ano: Os maiores de 1 aninho, já podem comer a comida da família, mas fique atento ao que oferecer, pois nem todas as opções da ceia são indicadas, por exemplo, evite carne de porco e frutos do mar. Os bebês podem sim comer peixe a partir dos seis meses, desde que o alimento tenha ótima procedência e seja bem cozido, porém os demais frutos do mar como ostras, lagostas, siri, lula, caranguejo, camarão… não devem ser incluídos na alimentação dos bebês.

A cautela se deve ao grande risco de contaminação e desenvolvimento de alergias alimentares, mesmo que os alimentos estejam bem cozidos. O organismo dos pequenos ainda não está preparado para uma intoxicação alimentar, que pode ser muito grave caso esses alimentos estejam estragados.

Os temperos industrializados também devem ser evitados pois contêm glutamato monossódico. Nessa fase o bebê já pode consumir sal, mas mesmo assim usado com moderação e o mínimo possível, até os temperos devem ser leves e sem exageros.

Maiores de 2 anos: Para os pequenos de 2 anos em diante o cardápio fica um pouco mais fácil, pois a carne de porco e os frutos do mar já são liberados. Mesmo assim sem extravagâncias e excessos tá? Mas se eles nunca comeram os pratos servidos, é melhor que a primeira vez não seja em plena festa e sim em um dia mais calmo. E tome cuidado com as nozes, castanhas e amêndoas, pois os pequenos podem engasgar.

Mas então, o que oferecer? Para os maiores de 1 aninho você pode oferecer um prato bem colorido com, por exemplo, arroz branco ou com passas (só tome cuidado para não engasgar), farofa de ovos com cenoura, quinoa com legumes cozidos e frango assado desfiadinho com temperos naturais.

A ideia é fazer substituições mais saudáveis, e nesse caso é bom pra todo mundo né? O manjar pode ser feito com leite de coco caseiro ou aposte na gelatina de frutas vermelhas caseira. Na ceia de natal é muito comum ter uma mesa recheada com frutas frescas, então na dúvida fique na fruta que não tem erro e com certeza será a melhor opção.

Nas bebidas dê preferência para o suco de frutas natural sem açúcar, água de coco ou fique na água mesmo e claro, se estiver amamentando, o leite de costume.

Mas para as mamães que vão viajar e buscam praticidade, é só levar as papinhas do Empório da Papinha e garantir as refeições dos pequenos na ceia de natal. Nós temos diversas opções de papinhas e comidinhas orgânicas, nutritivas e saudáveis de verdade para os pequenos de 6 meses a 8 anos.
Dá uma olhada nas nossas sugestões para a ceia de natal:

 

6 meses:
● Papinha salgada: Sopa creme Manú
● Papinha de frutas: Binho (maçã, mamão, cenoura e beterraba)

8 meses:
● Papinha salgada: Sopa com pedaços Alê
● Papinha de frutas: Luquinhas (maçã e ameixa preta seca)

1 ano ou mais:
● Risoto Bela
● Escondidinho Nick
● Refeição combinada Thatá
● Sobremesa: Cremito Teco (banana prata, mamão papaia, leite de coco, aveia e maçã fuji).

 

Gostaram das nossas sugestões? Esperamos que o seu Natal seja cheio de alegria, paz, comunhão, harmonia e amor. E lembre-se que o melhor de todos os presentes de natal é fazer parte de uma família unida e feliz.

Feliz Natal!

Equipe Empório da Papinha

Assine nossa newsletter