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Os benefícios da Aveia para as crianças

Qual criança não gosta de um mingau de aveia bem quentinho, não é mesmo? Mas o que sabemos sobre esse alimento? Quais os benefícios que ele proporciona para os seus filhos? Como podemos inclui-lo na rotina alimentar dos nossos pequenos? É sempre importante lembrar que a introdução de alimentos mais sólidos acontece após os 6 meses, antes disso, o leite materno é o alimento primordial e suficiente para o bebê.

A aveia é uma fonte de fibras muito nutritiva. Rica em cálcio, proteínas e carboidratos, este cereal oferece nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê. Dentre as variedades de fibras solúveis e insolúveis, a beta-glucana é o grande destaque pela sua ação na redução do colesterol ruim, o LDL, e também no controle da glicose no sangue, além de trazer uma saciedade para o organismo, contendo um baixo teor calórico.

Além disso, a aveia faz muito bem para o intestino, pois a fibra ajuda na sua regulação, resultando no bom funcionamento do organismo. Para os bebês isso é ótimo! Com toda essa mudança da alimentação, tudo ainda é novidade para eles. E com a fibra agindo no intestino, pode ajudar no melhor funcionamento.

Como podemos incluir o cereal na rotina alimentar dos pequenos?

Tudo ainda é muito novo para eles, por isso, é aconselhável oferecer a aveia aos poucos, misturando com frutas, legumes e verduras e oferecendo em quantidades pequenas. Pode também misturar junto com as papinhas e nas mamadeiras. E sem pressa! É importante respeitar a aceitação do bebê a ingredientes novos em sua comida.

 

Quais são os benefícios desse cereal para o seu neném?

Você sabia que a aveia tem ação relaxante? Isso porque ela é uma boa fonte de triptofano e melatonina. O triptofano é um aminoácido responsável por estabilizar o nível de serotonina no cérebro, neurotransmissor essencial para os processos bioquímicos que regulam o sono e o humor. Já a melatonina é o hormônio estimulante para o relaxamento e repouso do organismo, e por causa disso, alguns estudos indicam que crianças que consomem mingau de aveia no café da manhã tendem a ficar mais calmas durante o dia. Incrível, não é mesmo?

É uma ótima fonte de vitaminas e minerais como B1, B2, B3, ferro, magnésio, zinco, e vários outros que podem contribuir para o crescimento do seu filho. Previne doenças do coração diminuindo a quantidade de colesterol ruim e reduz chances de câncer em 10% pela sua ação antioxidante.

Nutrir o corpo é um hábito essencial e, por isso, temos sempre que escolher os melhores alimentos para o nosso pequeno, oferecendo uma alimentação mais saudável para o seu crescimento. Que tal incluir a aveia na rotina do seu filho?

 

Laura Stabile e Yasmin Souza – Comunicação e Marketing Monama

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