Voltar

Como é feito o cultivo de orgânicos

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural, por isso nada de agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas.

A agricultura orgânica é baseada em princípios ecologicamente equilibrados que envolvem a fertilidade do solo, rotação de culturas e controle natural de pragas. Pra quem desconhece esse modo de produzir pode parecer um conceito um pouco ilusório, mas a base da agricultura orgânica é realmente muito simples: deixar que a natureza faça o que ela faz de melhor, permitindo um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando assim a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza. Muitos produtos do cotidiano podem ser produzidos em fazendas orgânicas, incluindo vegetais, grãos, carne, laticínios, ovos e fibras, como o algodão. Hoje em dia é possível, e esta cada vez mais acessível, o consumo de praticamente todos os produtos que fazem parte do nosso cotidiano, que possuem a certificação orgânica.

O grande diferencial do orgânico para o convencional é a proximidade com o seu estado mais natural. Esse processo envolve o uso de materiais biológicos, evitando substâncias sintéticas para manter a fertilidade do solo e o equilíbrio ecológico, minimizando a poluição e o
desperdício.

No método convencional de cultivo, antes que as sementes sejam semeadas, o agricultor terá que tratar ou fumigar sua fazenda usando produtos químicos agressivos para exterminar qualquer fungicida naturalmente existente. Por outro lado, o agricultor orgânico preparará e enriquecerá sua terra antes da semeadura borrifando fertilizantes de base natural, como no caso do nosso fornecedor, o Sítio Novo Mundo, que faz uso de adubos orgânicos feitos à base de farelo como o da mamona, algodão, farinha de osso, farinha de peixe, farinha de pena… entre outros. Nós produzimos um vídeo incrível que mostra um pouquinho da produção do Sítio Novo Mundo, para conferir, basta  clicar aqui.

A grande vantagem, além da preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção de alimentos mais saudáveis e naturais é a garantia de mais saúde e qualidade de vida tanto para os agricultores quanto para nós consumidores. Nós já listamos aqui no Blog 10 motivos para consumir orgânicos, se você ainda não leu, vale a pena à leitura!

Papais e mamães podem ficar tranquilos, pois nossas papinhas e comidinhas são feitas com métodos caseiros, sem conservantes, corantes ou qualquer outro aditivo químico, além de serem é claro, produtos orgânicos certificados. O aspecto nutricional é um dos nossos valores, mas o Empório da Papinha vai muito, além disso! Aqui nossos esforços diários são para que o seu pequeno tenha sempre o melhor quando o assunto é alimentação, você pode confiar!

Assine nossa newsletter