Voltar

Como funciona o sono para cada idade

Como funciona o sono para cada idade? Quanto de sono o bebê e a criança precisam ter para ficar bem durante o dia?
De acordo com a idade precisamos de uma determinada quantidade de horas de sono, para que possamos repor as energias e descansar para o próximo dia. Mas em relação aos bebês tudo é diferente. Conforme a criança vai crescendo, essa quantidade reduz gradualmente, apesar do sono continuar sendo extremamente importante. Se um bebê dorme mal ou dorme pouco, e vive numa situação de constante “privação de sono”, pode ter consequências diretas no seu crescimento e desenvolvimento, seja físico, mental e psicológico.
Veja abaixo como é o sono, especificamente, para cada fase:

– Bebês recém-nascidos:
Nessa fase os bebês ( crianças próximas de completar 3 meses) deveriam passar a maior parte do tempo de um dia de 24 horas dormindo. Especificamente, eles deveriam dormir um total de 14 a 17 horas em um dia de 24 horas. Claro, essas horas não são consecutivas.

– Bebês de 4 a 11 meses:
Bebês nessa idade ainda precisam de 12 a 15 horas de sono por dia. A maioria começa a estabelecer padrões de sono nessa fase e podem dormir longas sonecas, por mais de 5 horas consecutivas. Isso é conhecido como “dormir a noite toda”, e tende a acontecer mais frequentemente quando os bebês estão tendo um desenvolvimento maduro o suficiente para começar a consolidar as horas de sono.

-Quando a criança cresce:
Conforme seu crescimento ela vai adquirindo novas habilidades, como andar, e se torna uma criança e não mais um bebê. A quantidade total de sono necessária (tempo a noite mais sonecas) irá diminuir gradualmente de 12 a 15h de sono em 24h (em bebês de 4 a 11 meses), para 11 a 14h de sono em 24h. Tudo isso entre 1 e 2 anos de idade.
Podemos ver que o sono é essencial para o desenvolvimento do bebê. Por isso é muito importante respeitarmos cada fase e estarmos atentas a qualquer mudança do nosso pequeno!

Texto: Dra. Kelly Marques – Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 Blog: Pediatria Descomplicada

Assine nossa newsletter