Voltar

Dia nacional do livro – Importância da leitura na infância

Sabia que hoje, 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro? A data é uma homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1810 pela Coroa Portuguesa. E na sua casa, a leitura faz parte da rotina das crianças, nunca fez ou só acontece de vez em quando em raras ocasiões? Seu filho costuma ser presenteado com livros ou somente com brinquedos? Pois saiba que adquirir o hábito da leitura desde a primeira infância, traz inúmeros benefícios para as crianças. Este é um hábito extremamente saudável que vale a pena ser praticado e os pais e professores devem ser incentivadores tanto para os mais pequenos que ainda não sabem ler, quanto para os maiorzinhos.

Confira alguns benefícios da leitura para as crianças:

Vocabulário: A prática da leitura contribui com a expansão e enriquecimento do vocabulário da criança, já que a infância é uma fase de descobertas, junto com as histórias ela também aprenderá diferentes palavras, frases e seus usos.

Fala e escrita: Para os maiorzinhos que estão aprendendo ou para aqueles que já sabem ler e escrever, a leitura diária pode contribuir bastante em relação a pronúncia e escrita das palavras, isso ajuda no domínio do idioma.

Concentração e paciência: O momento da leitura também ajuda a promover a concentração e paciência. Este é um momento de silêncio no qual elas precisam se concentrar na história, além de terem que esperar o leitor virar a página para dar sequência. E para aqueles que já sabem ler, neste momento elas também aprendem a se revezar quando a leitura for em grupo.

União: A consistência na leitura incentiva a união, pois isso ajuda a criar e manter vínculos com os pais, professores e colegas, além de desenvolver as habilidades sociais e emocionais necessárias ao longo da vida.

Criatividade: Conhecer diversas histórias, nomes, personagens e ambientes diferentes não contribui apenas a desenvolver a comunicação verbal, mas ajuda também no desenvolvimento da imaginação e curiosidade, além de aguçar o lado criativo da criança.

Empatia: Estar exposto a diferentes histórias e situações através do universo dos livros pode ajudar a criança a desenvolver uma compreensão melhor das diferenças entre os outros, isso contribui para o desenvolvimento de empatia e respeito, fora que essa percepção das diferenças também permite que eles se adaptem às mudanças com mais facilidade.

Pesquisas afirmam que que ler para o seu filho apenas 20 minutinhos por dia os expõe a 1,8 milhão de palavras por ano. Demais né? Fora que os pais que costumam contar histórias estimulam os pequenos a se tornarem grandes leitores no futuro. E claro, para obter grandes sucesso na rotina da leitura, é sempre importante adequar a história com a faixa etária da criança, além de escolher livros que você sabe que irá agradar mais. Porque ler também é brincar!

Equipe Empório da Papinha

Assine nossa newsletter