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Quarentena e as atividades físicas para as crianças

Não é novidade que a prática de atividade física faz bem não só para o nosso corpo, mas também para a nossa “cabeça” né? E para os pequenos não é diferente! 

 

Praticar atividades físicas na infância traz vários benefícios, entre eles a prevenção de obesidade e até mesmo a oxigenação do corpo e do cérebro, reforçando inclusive o sistema imunológico e sentimento de bem estar! A importância da continuidade do movimento para as crianças é essencial, principalmente quando pensamos no aspecto motor e nas fases do desenvolvimento dos pequenos.

 

E no ambiente de quarentena, por não poderem sair para ir à escola ou brincar e correr livremente, algumas crianças têm passado mais tempo em frente às telas. Tanto para se distraírem, quanto para acompanharem as aulas on-line (para os que já estão em fase escolar), e isso contribui para que eles passem mais tempo ainda sentados em frente a um computador ou tablet e se sintam confortáveis assim.

 

Nesse contexto, a vida das famílias precisou de uma hora para outra mudar completamente, e agora cabe a nós tentar olhar com cuidado e nos adaptar conforme as possibilidades. Uma boa dica para estabelecer uma rotina, é construí-la junto com as crianças, isso pode contribuir para uma disciplina maior durante o dia. E não se preocupe se você não for uma pessoa super criativa, não precisa pensar em “mil ideias” para manter os pequenos distraídos o tempo todo, mas sim em algumas atividades que se realizadas com frequência trarão o sentimento de movimento e rotina para eles. 

 

Lembrando que é sempre muito importante que as atividades sejam também prazerosas tanto para você quanto para a criança. Criar uma rotina “mesclada” entre atividades lúdicas e necessárias, é um ótimo caminho para fazer o dia fluir bem! 

 

Trabalhar com brincadeiras onde o lúdico seja a parte principal da atividade, pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos pequenos. Assim através dos movimentos e do imaginário, eles continuam desenvolvendo suas habilidades. Utilizar brinquedos do cotidiano da criança para que façam parte da brincadeira proposta, também é interessante e pode ajudar a prática de maneira mais efetiva.

 

Outra opção bacana é sugerir atividades em que o foco deve estar na continuidade das habilidades de locomoção e manipulação de materiais, como por exemplo rolar, engatinhar, andar, correr, pular e etc, mesmo estando em pequenos espaços, sempre dá para improvisar né? Inclusive você pode encontrar algumas dicas de circuitos motores no Youtube ou Instagram, com várias ideias legais e que utilizam materiais que com certeza você tem em casa, como: garrafa pet, almofadas, túnel feito com cadeiras e lençóis, tênis de bexiga, caça ao tesouro e até “competições” de dança.

 

Ah, e sempre vale lembrar a importância de respeitar o tempo e o comportamento dos pequenos. Sem fazer comparações ou medir desempenho. A maior inspiração para as crianças, são os próprios adultos que convivem ao redor dela. Por isso seguir bons hábitos alimentares e práticas de exercícios regulares mesmo em casa, é super importante para o desenvolvimento e crescimento saudável dos pequenos.

 

O educador Anisio Jorge Neto é pai do Rafael de 5 anos, trabalha com crianças e adolescentes há 15 anos. Atualmente é coordenador de esportes na Escola Pitangueiras onde também ministra aulas de educação física para o ensino fundamental e futebol para ensino infantil e fundamental.

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