Voltar

Sazonalidade dos alimentos

Sazonal se refere a algo que é temporário, ou seja, quando relacionado a alimentos, nada mais é que consumir os que são típicos de uma determinada estação ou época do ano. Este é um sinal perfeito da natureza que nos proporciona os alimentos certos que nosso corpo precisa consumir. É por isso que no inverno temos frutas cítricas como a laranja e mexerica, pois são ricas em vitamina C, que contribui para o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Já no verão, ela nos disponibiliza alimentos com grande concentração de água -como a melancia e o pepino-, garantindo nossa hidratação.

É incrível ver como a natureza trabalha de acordo com o que o nosso corpo precisa, né? Mas apesar do conceito ser simples, infelizmente na prática a realidade acaba sendo outra. Isso porque estamos cada vez mais perdendo o hábito de comer os alimentos da época devido a grande variedade de alimentos que encontramos no mercado e nas feiras, consequência do uso desenfreado de agrotóxicos que permite que qualquer colheita dê o ano todo.

Por isso, sugerimos que você sempre dê preferência para os alimentos da época, pois o ciclo natural de produção é perfeitamente projetado para contribuir com a nossa saúde. E claro, se forem orgânicos é melhor ainda! Os orgânicos são a garantia de que você estará consumindo um alimento mais saudável e nutritivo livre de agrotóxicos. Nós já listamos 10 motivos para consumir orgânicos (colocar link) aqui no Blog, então se você ainda não conferiu, vale a pena a leitura!
E como estamos no início da primavera separamos para você alguns alimentos dessa estação florida que podem ser incluídas no cardápio da família:

Frutas: Abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, coco verde, jabuticaba, kiwi, laranja lima, maçã fugi, mamão formosa e havaí, manga, maracujá, melão, morango, nectarina e pêssego.
Legumes: Abóbora, abobrinha italiana, alcachofra, berinjela, cenoura, nabo, pepino japonês, pimentão amarelo, tomate e vagem.
Verduras: Alho poró, almeirão, escarola, espinafre, aspargos, brócolis, couve de bruxelas, endívias, mostarda e rúcula.

Comer os alimentos da época traz diversos benefícios para nossa saúde, além de estimular nossa criatividade na criação de novos pratos divertidos e deliciosos com base no que a natureza dá pra gente. As opções podem até ser limitadas, mas a garantia de estar consumindo uma comida nutritiva e saudável compensa.
Alimentar-se de forma saudável e consciente não está somente na escolha dos alimentos, mas também em suas origens e produção. Por isso, escolha viver em sintonia com o ritmo da natureza! Porque quando se trata da saúde da nossa família, nosso bem mais precioso, todo esforço vale a pena né?

Equipe Empório da Papinha

Assine nossa newsletter