Voltar

Viagem com crianças: como manter a alimentação

Viagem com crianças soa para você como um sonho ou pesadelo? Rsrs Brincadeiras à parte, agente sabe que quando o assunto é viagem com os pequenos, a alimentação passa a ser uma das grandes preocupações entre os pais. Afinal eles saem totalmente da rotina e dificilmente conseguirão seguir o mesmo cardápio e hábitos alimentares praticados em casa.

Nessa hora surge a dúvida: Como se divertir e aproveitar sem fugir drasticamente da rotina alimentar? Saiba que com algumas dicas simples (e equilíbrio), a família pode sim aproveitar a viagem e cuidar da alimentação do bebê, independentemente da idade.

Amamentação: Se o seu bebê não entrou na fase da introdução alimentar e só amamenta no peito, fica um pouco mais fácil né? Por que o alimento dele está sempre pertinho e disponível a qualquer momento. Nesse caso as preocupações maiores são com você mamãe, por isso
cuide do seu sono, da sua alimentação, mantenha-se sempre hidrata e libere as mamadas para o pequeno quando ele quiser.
Dependendo do lugar em que estiver visitando, olhares de reprovações podem aparecer nesse momento, mas não se sinta envergonhada de amamentar em público e curta esse momento que é só seu e do seu bebê. A amamentação não é somente um ato alimentar, mas também de conexão e acolhimento e numa rotina diferente, ele pode se sentir mais tranquilo e seguro durante a amamentação.

No trajeto: Se o seu bebê já consome alimentos sólidos, a preocupação com a alimentação começa desde o trajeto né? Porém nesse caso tudo vai depender do tempo de trajeto, assim como o meio de transporte utilizado.
Levar as papinhas em potinhos térmicos mantem os alimentos frescos e na temperatura adequada por mais tempo. Você pode levar na bolsa ou na mala de mão e está sempre ali disponível e tem fácil acesso. É só ficar atenta é claro com o tempo de armazenamento para não exceder e correr o risco de estragar o alimento, nessas horas ter uma opção de fruta na bolsa pode salvar!

Para aqueles que se alimentam com a mamadeira, jamais carregue ela já pronta para consumo. Deixe para realizar o procedimento de preparo na hora que for oferecer, dessa forma você evita possíveis contaminações desnecessárias como uma infecção intestinal. No mercado existem diversas opções de potinhos com divisórias para te ajudar.

A escolha da hospedagem: A escolha da hospedagem também é muito importante, ter um espacinho no quarto do hotel com uma mini copa pode contribuir com a preparação de comidinhas caseiras, outra opção é se hospedar em casa/apartamento, assim você consegue manter a rotina como se estivesse em casa. Essa também é uma boa oportunidade de conhecer os mercados locais e descobrir novas ingredientes. É claro que isso vai depender do seu tempo e disponibilidade para cozinhar.

Mas se cozinhar não é uma alternativa para você, certifique-se com antecedência o cardápio oferecido pelo hotel para evitar ficar sem opções para os pequenos durante as principais refeições, pois culinárias muito locais e exóticas podem ser difíceis a aceitação até para a gente né?

É sempre bom conferir também a disponibilidade de armazenagem de papinhas congeladas prontas, caso queira levar de casa, mas lembre-se que papinhas congeladas precisam ser armazenadas em freezer e não no frigobar tá? Muitas redes de hotéis oferecem um espaço de cozinha compartilhada, mas se não for esse o caso, converse antes com a administração do hotel a respeito da armazenagem e descongelamento das papinhas na hora do consumo.

Tente manter os mesmos horários: Manter os horários das refeições, pelo menos as principais (café da manhã, almoço e jantar) é uma maneira de manter os hábitos alimentares dos pequenos e isso traz um pouco da rotina habitual de casa também, o que ajuda na aceitação.

Ofereça as papinhas industrializadas antes da viagem: Levar as papinhas de casa prontinhas é uma mão na roda né? Facilita demais tanto no trajeto quanto durante a viagem! Então se você pretende levar as papinhas prontas, como as nossas do Empório da Papinha, comece a oferecer para os pequenos em casa dias antes da viagem. Assim ele se familiariza um pouco mais com a comidinha e o tempero, e o risco dele se recusar a comer depois é menor, pois já estará familiarizado com os novos sabores.

Lanches intermediários: Tenha sempre em mãos lanchinhos fáceis de serem consumidos. Nessas horas aproveite o café da manhã do hotel para pegar algumas frutinhas de fácil consumo e armazenagem, como a banana, maçã, mexerica…. Nessas horas ter uma bolsa térmica com gelo em gel e potinhos térmicos facilitam o transporte e a conservação.

Outras opções são as bolachinhas integrais, bolos caseiros, frutas secas, barrinhas de cereal e legumes cortadinhos. Todos esses alimentos são fáceis de encontrar, armazenar e transportar e são também uma ótima alternativa para levar durante os passeios ou quando ele se recusar a comer as refeições principais num restaurante novo por exemplo, tudo pode acontecer né?

Leve o nosso kit viagem: Quando o assunto é viagem com os pequenos, os nossos Kits Viagem podem ajudar! Nossas papinhas já viajaram para diversos lugares do mundo, auxiliando centenas de famílias a terem uma viagem mais prática, saudável e tranquila.
Nós temos duas opções de kit:

– Kit nacional: próprio para viagens de até 5h. Colocamos os produtos na nossa bolsa térmica e usamos gelo em gel para conservar.
– Kit internacional: específico para viagens mais longas, de até 36h. Colocamos os produtos em um isopor com gelo seco.
Então se estiver com viagem programada e quer o conforto e a praticidade de levar tudo prontinho de casa, entre em contato com a loja Empório da Papinha mais próxima de você e encomende já o seu! Clique aqui e confira o nosso cardápio completo.

Mantenha o equilíbrio: A culinária também é uma maneira de se conhecer a cultura local. Novas preparações, texturas, cores, aromas e sabores também podem e devem fazer parte da experiência. Saber manter o equilíbrio, faz parte de uma alimentação saudável, por isso não se preocupe e aproveite para fazer um turismo gastronômico, os pequenos vão adorar essa experiência rica, cheia de novidades.
Vocês estão viajando, fora da rotina e se você se permite algumas mudanças, por que não permitir para os pequenos também? Abrir mão do cardápio 100% saudável de vez em quando não faz mal nenhum. Curta o passeio, a viagem, a família e seja feliz!

Equipe Empório da Papinha

Assine nossa newsletter