Sobre o Empório da Papinha

Crescer saudável é cuidar do meio ambiente e também da nossa saúde.

O Empório da Papinha é a empresa pioneira em alimentação infantil no Brasil com registro na ANVISA e certificação orgânica.

Todas as nossas receitas são cuidadosamente elaboradas por nutricionistas e preparadas com o amor e carinho de mãe. Além disso, são completas em nutrientes, com temperos adequados à cada fase e sem conservantes e aditivos químicos, graças ao processo de ultracongelamento.

Acreditamos que é na hora da alimentação que se constroem os laços de cuidado, segurança e amor e, por isso, nosso intuito é ajudar as famílias a terem ainda mais tempo com seu bem maior: os filhos.

Nossa história

  • Como e porque tudo começou

    Era uma vez, há 10 anos, uma mãe chamada Maria Fernanda. Ela era professora, fazia mestrado e ainda preparava todas as papinhas da sua filha com ingredientes orgânicos. Preocupada com a carreira e ainda assim cuidadosa com a alimentação da filha, pensou: “Quantas mães não devem passar pela mesma correria?”.

    Maria Fernanda estudou o mercado por mais de um ano e, com a ajuda e apoio do marido, criou a primeira empresa de papinhas infantis orgânicas do Brasil: o Empório da Papinha.

    Hoje a marca conta com mais de 30 lojas espalhadas pelo Brasil e, assim, consegue ajudar muitas famílias a alimentarem bem seus filhos e terem mais tempo com eles também.

    Toda nossa história começou por conta do amor... e é isso que nos mantem até hoje. Saber que nossas delícias estão em milhares de lares é um combustível para nós. Ver bebês e crianças saudáveis e auxiliar as mamães nessa fase tão incrível é a nossa missão.

    Por aqui o amor só se multiplica!

Nosso Compromisso

  • Missão

    Desenvolver produtos alimentícios saudáveis e seguros, com matéria prima de origem orgânica para alimentar todos os bebês e crianças, sem agredir o meio ambiente.

  • Visão

    Ser a maior e melhor empresa produtora de alimentos para bebês e crianças com matéria prima de origem orgânica, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

  • Valores

    Nossos valores vão muito além do aspecto nutricional.
    Somos uma empresa séria e competente, que trabalha cada dia mais para melhorar a qualidade e a segurança dos nossos produtos.

    Temos uma relação transparente e ética com nossos fornecedores e clientes, investimos sempre em tecnologia e na qualificação dos nossos profissionais, buscando atender todas as exigências de nossa produção, sem esquecer do cuidado com o meio ambiente.

  • Responsabilidade Social

    Cuidar da alimentação saudável da sua família com o mesmo amor de mãe, sem esquecer os cuidados com o meio ambiente.

    Essa é a nossa postura desde o primeiro dia: uma empresa cidadã, interessada no bem-estar da comunidade, no equilíbrio natural e no crescimento de seu país.

Papinhas e comidinhas gostosas, saudáveis e práticas preparadas com o mesmo amor de mãe

  • Pioneirismo em alimentação infantil

    O Empório da Papinha é a empresa pioneira especializada em alimentação infantil orgânica no Brasil. Oferecemos em todos os nossos produtos um alimento nutritivo, saboroso, orgânico, sem conservantes e elaboradas por um nutricionista.

  • Produção orgânica certificada

    Nossos produtos são orgânicos certificados, ou seja, são cultivados sem agrotóxicos, adubos artificiais ou modificações genéticas. O padrão de qualidade orgânico é garantido através do “Selo SisOrg-Brasil” e certificação “Certificado Orgânico” emitido pela empresa qualificadora IBD Certificações. Além disso, são economicamente sustentáveis, pois preservam os recursos naturais, estabelecendo o equilíbrio entre a natureza e o homem.

    Priorizamos pequenos produtores que sobrevivem com a própria horta orgânica. O Empório da Papinha tem muito orgulho de subsidiar a agricultura familiar e incentivar o consumo de alimentos orgânicos.

  • Sem glúten, sem leite e livre de traços: cozinha para alérgicos e intolerantes

    Todos os nossos produtos podem ser consumidos por alérgicos e intolerantes ao leite de vaca (e todos os seus componentes, como a proteína do leite – APLV, lactose, caseína) e ao glúten porque não usamos esses ingredientes nas nossas receitas e nossa cozinha é 100% livre de contaminação.

    É importante lembrar que temos contaminação de outros alergênicos, como ovo, peixe, crustáceos e castanhas. Em caso de alergias ou intolerâncias alimentares, o aconselhado é sempre ler os rótulos do produto antes de consumir.

  • Certificação ANVISA

    A legislação brasileira exige que todo e qualquer alimento destinado a bebês deve conter um número de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A ANVISA assegura que aquele produto pode ser consumido com segurança e qualidade nutricional.

    A ANVISA atesta que o produto possui todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais etc.), necessários para o desenvolvimento infantil e para a faixa etária indicada. É importante que os pais se atentem: quando uma empresa tem o registro da Anvisa significa que ela passou por visita técnica e sanitária, e se necessário houve adequações nas receitas e rótulos. Apenas a empresa com o registro é legalmente capacitada para oferecer a alimentação infantil.

    O Empório da Papinha se preocupa com isso e tem os registros e, além disso, nossos produtos têm gostinho de comida caseira, feito com todo amor de mãe.

  • Ultracongelamento

    O ultracongelamento tem por finalidade conservar as características intrínsecas dos alimentos mediante um processo de congelamento mais rápido.

    Para isto, é necessário atingir, em todos os pontos do produto, uma temperatura igual ou inferior a -20°C, no menor tempo possível. Assim, é inviável o crescimento bacteriano e retarda a maioria das reações químicas / enzimáticas que possam alterar a qualidade dos gêneros alimentícios. E essa é a grande diferença do ultracongelamento para o congelamento lento (realizado em freezer), pois no segundo método o crescimento bacteriano e as reações químicas e enzimáticas continuam acontecendo, além da formação de grandes cristais de gelo que comprometem e alteram a estrutura do alimento, a textura e, portanto, perdas de nutrientes no processo.

    O Empório da Papinha utiliza um equipamento de ultracongelamento que garante que o alimento saia da temperatura 100°C para -20°C em menos de 2 horas.

    Não há nenhuma adição de conservante, corante ou estabilizante. As características sensoriais dos alimentos preparados de forma convencional e artesanal não são alteradas pelo ultracongelamento.

  • Natural, sem aditivos

    Em nossos produtos usamos apenas insumos naturais. Não há nenhum tipo de conservante, corante, estabilizante ou aditivo em nossas receitas.

  • Elaborado por nutricionistas: saudável e completo em nutrientes

    Todo nosso cardápio foi desenvolvido por um time de nutricionistas especializadas em alimentação infantil. Por isso, todos os nossos produtos são balanceados e próprios para cada fase do bebê e da criança com todos os grupos alimentares recomendados para uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada.

    Além das refeições principais, temos também opções para todos os momentos do dia, com lanchinhos super práticos, saudáveis e saborosos.

  • Produção sustentável

    A produção e utilização de orgânicos é economicamente sustentável, pois não agride o meio ambiente e preserva os recursos naturais, estabelecendo o equilíbrio entre a natureza e o homem.

    Além disso, nossa fábrica não gera resíduos. A matéria orgânica residual da produção é enviada para produção de ração animal e todos os outros resíduos não orgânicos são enviados para reciclagem.

Bebês - a partir de 6 meses

Refeições para os bebês que estão na introdução alimentar

A partir de 6 meses, os bebês já iniciam a introdução alimentar e podem consumir os purês de frutas e sopas cremes. A partir de 8 meses, quando o bebê inicia a mastigação, a sopa com pedaços é a opção mais indicada.

Os produtos para bebês não contêm adição de açúcar ou sal na composição.

Bebês e crianças a partir de 1 ano

Para crianças a partir de 1 ano, temos um cardápio completo de refeições balanceadas, a linha Emporinho, composto por risotos, massas, escondidinhos, sopas e refeições combinadas.

Nessas refeições, utilizamos o sal rosa do himalaia, mais saudável que o sal refinado e com propriedade diferenciadas.

Lanchinhos

A preocupação vai além das refeições principais. Queremos estar presentes em qualquer hora do dia!

A linha de lanchinhos é um lançamento recente do Empório da Papinha. Oferecemos bolinhos (indicados para a partir de 2 anos), salgadinhos, hamburguinhos e sandubas (indicados para a partir de 1 ano).

Eles são feitos com azeite de oliva extra virgem, as melhores farinhas e ingredientes selecionados.

Opções Veganas

Para as famílias que optam por esse estilo de vida

Temos opções veganas também para todas as idades e fases!

Kit viagem

Empório da Papinha espalhado pelo mundo!

Para auxiliar as famílias também em viagens, nós temos o serviço de kits viagem. São dois tipos de kits:

- Kit nacional: próprio para viagens de até 5h. Colocamos os produtos na nossa bolsa térmica e usamos gelo em gel para conservar.
- Kit internacional: específico para viagens mais longas, de até 36h. Colocamos os produtos em um isopor com gelo seco.

* OBS: colocamos informativos no isopor com as informações técnicas dos produtos para facilitar no destino. Essas informações vão escritas em inglês e português (caso a família precise em espanhol, pode solicitar).

Importante ressaltar que nós montamos os kits de acordo com o tempo de viagem dos clientes, a idade do bebê e o destino. O tamanho do kit vai depender dessas variáveis, por isso, para fazer orçamentos, basta entrar em contato com a loja da sua cidade.

Veja se a sua dúvida está por aqui também!

  • 1. As papinhas são congeladas?

    Sim, são todas congeladas! Nós não usamos o congelamento normal que você tem em casa. Nós usamos o método de ultracongelamento.

    Funciona assim: o alimento sai da temperatura muito quente (do fogão, a aproximadamente 70 graus celsius) e passa para uma muito fria (cerca de -30 graus celsius) em pouquíssimo tempo (cerca de 2h). Isso permite que não sejam criados cristais de gelo e estes não quebrem os nutrientes.

    Além de manter as características e benefícios nutricionais, o ultracongelamento faz com que o alimento fique com aspecto de feito na hora, com as características sensoriais inalteradas, como sabor, textura e odor.

  • 2. Meu filho acabou de fazer 6 meses e vai iniciar a introdução alimentar. Como faço?

    O Empório da Papinha nasceu justamente para ajudar as mães que estão nessa fase. Hoje temos produtos que atendem bebês de 6 meses a crianças de até 8 anos.

    Para a IA, nós temos frutinhas combinadas e sopinhas creme. São receitas que foram elaboradas pela nossa nutri para que sejam balanceadas, exatamente como os bebês precisam para essa fase.
    Além de toda essa preocupação, focamos também na variedade nutricional.

    É muito importante que o bebê seja apresentado a diferentes ingredientes e por isso nosso cardápio é vasto de receitas deliciosas (e saudáveis, claro)!

  • 3. Minha filha tem alergia alimentar. Vocês têm opções para essas crianças?

    Desde o início de 2018, a nossa produção passou a ser em uma nova fábrica que é totalmente isenta de leite da vaca (e derivados) e glúten. Como não manipulamos mais esses alimentos, também não há risco de contaminação cruzada nos utensílios, no ambiente, etc.

    Com relação aos outros alergênicos, pode haver alguns sim, como ovo, crustáceos, castanhas e oleaginosas. Isso depende da cozinha em que o produto foi produzido, por isso, o aconselhado é sempre ler os rótulos do produto antes de dar a bebês e crianças com alergias ou intolerâncias alimentares. Lá sempre vai ter todas as informações importantes.

    Importante: Sempre que houver dúvidas quanto às alergias e intolerâncias, sugerimos sempre consultar o pediatra do bebê.

  • 4. A embalagem de vocês é BPA FREE?

    Sim, todas as nossas embalagens são livres de bisfenol e temos inclusive o laudo de cada uma delas.

    Você pode esquentar tranquilamente no micro-ondas ou banho maria. O tempo de aquecimento está sempre indicado na embalagem.

  • 5. Quantos gramas tem as papinhas?

    A gramatura das papinhas e comidinhas vai variar de acordo com a fase do bebê.

    Nossas papinhas (frutinhas e sopas creme) para 6 meses têm 120g.
    As sopinhas com pedacinhos, já recomendado para os 8 meses para introduzir os sólidos aos pouquinhos, já têm 180g.

    Todas as outras refeições da linha Emporinho (linha para bebês de 1 a 8 anos) tem 250g.

    Os cremitos (creminhos com leite de coco e aveia e frutas), nosso último lançamento, têm 100g.

    Todas essas quantidades são indicadas pela nossa nutri e estão de acordo com estudos na área da nutrição infantil.

  • 6. As papinhas têm sal?

    Nenhuma papinha até 1 ano tem sal. Como todas as nossas receitas são elaboradas pela nossa nutri e seguindo as orientações da OMS, o sal ainda não é permitido para essa fase.

    Nas refeições para acima de 1 aninho já colocamos um pouquinho de sal (o que usamos é o sal rosa do Himalaia).

  • 7. As papinhas têm açúcar?

    Não. Temos alguns itens adoçados com mel, mas estes só são indicados para crianças a partir de 2 aninhos.

  • 8. Vou viajar... tem como levar as papinhas?

    Claro, tem sim!

    Se o percurso da viagem for de até 5h, montamos um kit numa bolsa térmica. Ela mantém os produtos congelados nesse período.
    Se o percurso for mais de 5h, montamos kits com isopor e gelo seco que garantem tudo congelado até 36h.

    Fazemos kits também para viagens internacionais! Montamos no isopor com gelo seco e colocamos colado nele uma imagem com algumas informações importantes (como os registros da ANVISA, certificações, etc) em inglês e português.

    É preciso que o isopor seja despachado (sugerimos até que vá dentro de alguma mala para não quebrar) porque gelo seco não pode ir como bagagem de mão!

    Ah! Para alguns países temos algumas recomendações especiais, como a restrição de produtos com carne bovina para os EUA.

  • 9. Como faço para conservar as papinhas? Preciso deixar no freezer?

    Sim, como nossas papinhas e comidinhas são congeladas, é preciso que o armazenamento seja congelado. É preciso que coloque no congelador ou no freezer.

    Quando for o momento de oferecer, basta ver a indicação de tempo na embalagem e esquentar.

  • 10. Vocês têm o registro na ANVISA?

    Sim, temos todos que são exigidos!

    Nos preocupamos muito em seguir tudo que a legislação determina e, desde o início, buscamos estar dentro de todas as regulações.
    Isso é muito importante e transmite segurança às famílias que estão depositando a sua confiança no nosso trabalho!

    E já que quer saber sobre ANVISA, já adiantamos: também temos o selo de orgânico! Demais, né?

  • O Empório da Papinha

  • Reportagem do Estadão sobre o Empório da Papinha

  • Quer saber como funciona a produção orgânica?

  • Mais momentos em família

  • Empório da Papinha, criada por uma mãe para ajudar o dia a dia de todas as mamães

  • Novidades saindo do forninho do Empório da Papinha

  • A importância das frutas na alimentação dos bebês

  • A importância e as características das raízes

  • A importância que os grupos alimentares tem na refeição do pequeno

Adriana Lannes - Brasília

Adoro as receitas do Empório, todas muito bem pensadas para cada fase dos pequenos. Além de serem super saborosas e orgânicas de verdade. Recomendo muito!

Daniela Antunes Pereira - São Paulo

Minha filha adora as comidinhas de vocês e foi a única indicada pela pediatra, por ser orgânica e sem conservantes.
Parabéns pelo produto.

Sheila Coutinho - São Paulo

Adorei, produto de qualidade além de saudável, muito gostoso. Super recomendo!!

Léa Correia - Rio de Janeiro

Meu filho simplesmente adorou. O tempero é muito saboroso. Super recomendo!

Danieli Batista - Catanduva

João amou! E mamãe também! Super Índico! Sair para almoçar e não precisar nos preocupar com o que o bebê vai comer!

Thaís Helena - São Paulo

Meu filho se adaptou super bem as papinhas do "Empório da Papinha", desde de que foi introduzido a alimentação sólida, ele gostou muito e nós pais também. O aroma é maravilhoso de comida caseira e feita com muito carinho. Graças as papinhas meu filho hoje com 3 anos come super bem todas as frutas, legumes e verduras.

Andréa Lannes

Não conheço produto de maior excelência, empresa mais séria e com os produtos mais deliciosos para os bebês!! Amo e recomendo!!

Natalia Gallego Bianco - São Paulo

Comidas práticas e saudáveis..meu filho experimentou ainda antes de 1 aninho e aceitou muito bem.

Marcelle Dione - Salvador

Meu pimpolho amooou e eu tambem!!! Super saborosas e nutritivas!! Nota 10!

Renata Goulart Akao - São Paulo

Enfim achei uma comidinha que meu filho gostou!! Estou mto feliz!!!

Assine nossa newsletter